Sobre Adoçante

Nos últimos anos, depois que eu descobri ser um diabético, eu tive que aprender a viver com um monte de produtos que não era habitual, um deles, o substituto do açúcar.

adocantesEu, claro, sempre torci o nariz. Sempre disse: “UFA! adoçante deixa gosto ruim!”… e, mesmo, não é!? Eu confesso que eu não posso consumir qualquer alimento, o adoçante, o café é o que não tem, será só com o açúcar, sucos, chás e receitas, eu me adaptei bem ao gosto, eu não lembrando a diferença. Mas levei um tempo para adaptar os gostos.

Então, vamos lá, o que eu aprendi nos últimos anos sobre o substituto do açúcar:

1) não é porque é uma dieta que você pode consumir um monte! Pode até não ganhar peso, mas por outras consequências para a saúde.

2) Sobre os efeitos na saúde: quem tem pressão alta ou insuficiência renal, é necessário verificar a quantidade de sódio e falar com o seu médico, para consumir em segurança.

3) os edulcorantes mais o stévia e sucralose, que são mais naturais e podem ser utilizados para crianças e mulheres grávidas sem risco. Claro, sem exageros!

4) substituto do açúcar não engorda, mas ele muda um pouco o trabalho do organismo, o que se consome doce espera que a quantidade de açúcar, e, se isso não ocorrer, a médio prazo, apenas alterando a saciedade e faz consumir mais, então sim, a pessoa pode engordar.

5) acho que isso é meio intuitivo, mas adoçante líquido combina mais bebidas e o adoçante em pó com as receitas. Definitivamente, eu não gosto de quem pastilhinhas.

6) de adoçante agrada mais que o açúcar, portanto, muito cuidado na hora de adoçar os alimentos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *